Aparecer nos resultados de pesquisa do Google é o sonho de todas as pessoas e empresas que possuem site, blog ou loja virtual. E ele é o melhor lugar para se estar.

Mas o que boa parte dessas pessoas e empresas talvez não saibam é o que cada um dos primeiros resultados de pesquisa representam a nível de cliques e visitação no site, blog ou loja virtual.

Nesse artigo vou apresentar algumas informações muito importantes e úteis quanto às posições nos resultados de pesquisa para que você possa entender a importância de investir no desenvolvimento de um site, blog ou loja virtual de alta qualidade, com um SEO que faça com que ele suba cada mais no ranking de páginas do Google e se mantenha lá.

A primeira página dos resultados de pesquisa do Google

Estar na primeira página é a maior garantia de ser encontrado, já que muitas pessoas não passam dela em suas pesquisas.

Mas a primeira página não é composta apenas pelo primeiro resultado orgânico da busca, e cada posição dentro da primeira página possui seu valor.

O tráfego de cliques nos links da primeira página é distribuído da seguinte forma:

  • A primeira posição recebe 42,25% de todo o tráfego de cliques
  • A segunda posição recebe 11,94%
  • A terceira posição recebe 8,47%
  • A quarta posição recebe 6,05%

As demais posições da primeira página, juntas, recebem menos de 5% de todo o tráfego de cliques.

Outro ponto muito interessante dos resultados exibidos na primeira página é que os 10 primeiros resultados recebem 87,9% de todos os cliques.

Não basta estar na primeira página, é preciso estar no topo dela. Quanto mais no topo dos resultados seu site, blog ou loja virtual aparecer, maiores serão suas chances de conversão.

E as outras páginas?

As demais páginas também possuem seu valor, afinal de contas, para chegar na primeira é preciso passar por elas.

  • A segunda página recebe um total de 4,37% dos cliques
  • A terceira página recebe um total de 2,42%
  • A quinta página recebe um total de apenas 1,07%
  • As demais páginas recebem menos de 1% dos cliques

Como posicionar bem o seu site nos resultados de pesquisa

Para definir o posicionamento dos sites nos resultados de pesquisa é preciso compreender que o Google utiliza mais de 200 fatores ao analisar sites, e que seus algoritmos sofrem alterações por mais de 500 vezes ao longo do ano, ou seja, eles não param de otimizar os processos de análise.

Se você não quiser que seu site, blog ou loja virtual fique para trás nos resultados de pesquisa, também precisa manter o site atualizado e realizar periodicamente otimizações de SEO para que seu site seja cada vez mais bem visto pelos motores de busca.

A seguir compartilho com você 5 dicas que ajudarão seu site a melhorar o posicionamento nos resultados de pesquisa do Google.

  1. Faça troca de links com outros sites (backlink): para o Google, os backlinks representam confiança no conteúdo do seu site.
  2. Crie conteúdo de valor: procure criar conteúdo que seja útil para o seu público, de forma consistente e com novidades
  3. Defina títulos e descrições que representem a página e seu conteúdo: o Google utiliza essas informações como fatores de rankeamento
  4. Ofereça uma experiência ao visitante, e não apenas o conteúdo: carregamento rápido, conteúdo acessível via smartphone são alguns exemplos de experiência que o Google considera na hora de rankear
  5. Tenha um sitemap bem organizado: através do sitemap o Google vai saber com mais precisão quais são as páginas que compõem o seu site e irá monitorá-las

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como os resultados de pesquisa do Google influenciam nos acessos ao seu site, blog ou loja virtual, é hora de colocar em prática o que foi ensinado.

Mas, se você não tem experiência para realizar os ajustes e mudanças necessárias para começar a aparecer nas primeiras páginas do Google, fique tranquilo, a LOADING está aqui para ajudar você nesse processo.

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